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Controle do Colesterol

O que é colesterol?

O colesterol é uma gordura essencial para o organismo. Além de estar presente nos alimentos de origem animal, o colesterol também é formado em vários tecidos orgânicos do corpo.
O seu organismo fabrica todo o colesterol que você necessita. Entretanto, uma alimentação rica em gordura saturada e colesterol, pode elevar os níveis de colesterol no seu sangue.
O colesterol total é uma combinação de níveis de HDL, LDL e triglicérides.

Por que controlar meu colesterol?

  • Níveis elevados de colesterol no sangue aumentam o risco de desenvolvimento de doenças do coração;
  • Outros fatores, além do colesterol, estão ligados ao desenvolvimento da doença coronariana como: fumo, pressão arterial elevada, falta de exercícios físicos, estresse, diabetes, obesidade, idade, fatores hereditários.

Cuidados

Alimentos Diet são aqueles que não contém açucar e alimentos light são os que têm menor quantidade de gordura.

Dicas para uma alimentação saudável

  • Ao invés de fritar os alimentos, prepare-os no microondas ou no vapor, faça-os refogados ou grelhados ou cozidos;
  • Refogue os alimentos com pouco óleo ou caldo não gorduroso;
  • Tire a gordura e a pele do frango e peixe;
  • Doure a carne e drene a gordura antes de adicionar outros ingredientes;
  • Use limão ou ervas para dar mais sabor aos alimentos.

Evite

Evite comer* Prefira comer*
Carne com gordura, miúdos, frango com pele, carne de porco, frutos do mar, lingüiça, salsicha, presunto, salame, mortadela, gema de ovo Carnes sem gordura, peito de frango sem pele, peito de peru, peixes, clara de ovo, frios à base de peru
Queijos gordos (mussarela, prato, provolone, catupiry, queijo meia cura, requeijão) Queijos magros (queijo minas fresco, ricota, cottage)
Leite (A, B e C) e iogurte integrais Leite desnatado ou semidesnatado, iogurte light ou com 0% de gordura
Banha, bacon, torresmo, toucinho Óleos vegetais (canola, milho, soja, girassol e azeite de oliva)
Molhos prontos para salada Temperar com um pouco de azeite ou óleo, vinagre ou limão
Frituras, milanesas, empanados Cozidos, assados ou grelhados
Chocolate, chantilly, tortas, bolos, biscoitos recheados Frutas, doces à base de frutas **

* Atenção: Os alimentos citados acima devem ser consumidos nas quantidades recomendadas pelo seu nutricionista!
** Não coma se você tem diabetes.

Página publicada em: 09/07/2009

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